Professores teóricos e práticos ?


Hoje gostaria que pensassem nisto…

Será que podemos dividir os professores universitários em dois grupos? Os Teóricos e os Práticos? Não, não tem nada a ver com os que dão as aulas teóricas e as praticas…

Ao longo dos semestres tenho vindo a reparar que há professores que, talvez levem a profissão a serio e para alem de dar aulas não fazem mais nada e há os outros que dão aulas e tem outro emprego ao mesmo tempo. Na minha opinião estes últimos aparentemente conseguem “transmitir” muito melhor a matéria, conseguindo para além disto preparar-nos melhor para o mercado de trabalho. Afinal de contas a universidade não passa de uma aprendizagem para desempenhar uma função no futuro… e se um professor nunca desempenhou nenhuma função parecida com aquela que tenta ensinar, como é que o consegue fazer com qualidade? Pode ler muitos artigos científicos, muitos livros mas… lá está não passa de um teórico. Todos sabemos que da teoria à pratica ainda há alguma distancia por isso questiono-vos se não será mais importante “receber-mos ensinamento” de alguém que está no terreno a por em pratica aquilo que tenta ensinar do que ter-mos os tais professores que sabem a teoria toda (todos os anos dizem o mesmo), mas na realidade não fazem ideia se na pratica usariam aquilo ou se seria exactamente como o que ensinam?

A minha opinião é clara, prefiro muitíssimo mais os professores que andam no terreno daquilo que ensinam. Conseguem expor as ideias com uma maior clareza, esclarecem as duvidas de forma muito mais clara e apresentam exemplos práticos e possíveis.

Bem pessoal fica a minha opinião. Deixem a vossa em comentário sff.

Cumprimentos pessoal =)

2 comentários:

Anônimo disse...

Boas!!!

Eu também sou da opinião que um professor que ande pelo o mundo do trabalho tenha mais capacidade de ensinar os alunos que andam numa universidade e que o tenham como professor das práticas visto que sabe e já andou a mexer com aquilo que supostamente ensina. E também acho que podemos dividir os professores.
Espero que o nosso ensino superior melhore que em alguns sítios está a ficar numa grande miséria a nível de professores com capacidade de ensinar mas ainda tens uns quantos bons que tentam lutar pelo o sucesso dos seus aprendizes.

Bem haja este blog.

Stealthcat disse...

Um professor que tenha acabado o curso e ao qual tenha logo sido oferecida a oportunidade de ter uma carreira docente, é, para mim, um "mau" professor. Não que seja incompetente, ou que não saiba ensinar, pois um recém-licenciado ou mestrado, para entrar na carreira docente, tem de ser alguém com boas notas e com competência, mas a falta de experiência de trabalho numa empresa influencia e muito a forma como esse professor dá as aulas, a forma como acha que este ou aquele conteúdo são mais importantes para o nosso futuro profissional, entre outras coisas. É que não nos podemos esquecer que a maior parte dos alunos que saiem das faculdades pretendem ir para empresas ou formar eles próprios as empresas deles, e não ficar a dar aulas, e para tal, a formação dos chamados "professores teóricos" é, por vezes, deficiente.

Copyright 2009 I Have a dream.... All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy